
Áreas de atuação
Endocrinologia e Metabologia
Endocrinologia e Metabologia é a especialidade médica que estuda e trata distúrbios hormonais.
Diversas funções no nosso organismo são reguladas pelos hormônios, como por exemplo: Armazenamento e gasto energético, reprodução, formação e renovação óssea, e crescimeto, entre outros.
Obesidade
Cerca de 43% da população Brasileira está acima do peso,13% já é obesa (fonte: ABESO).
Dentre as causas da obesidade, estão as alterações hormonais e metabólicas, dietas inadequadas, sedentarismo, fatores genéticos, psicológicos e ambientais.
As principais consequências da obesidade são a hipertensão arterial, diabetes, aumento dos níveis de colesterol, excesso de gordura no fígado, ronco e apnéia, além de artrose, gota e outros.
Diabetes
Uma em cada onze pessoas no mundo apresenta diabetes (fonte: IDF), sendo que metade dessa população não tem conhecimento da doença e por isso não faz tratamento nem prevenção.
Algumas consequências do Diabetes são alterações da retina, redução do funcionamento dos rins, alterações circulatórias e neurológicas que levam à dificuldade de cicatrização, entre outros.
Tireóide
As alterações de tireóide mais frequentes são o hipotireoidismo (especialmente os de causa auto-imune), nódulos tireoidianos e o hipertireoidismo.
Embora a maioria dos nódulos tireoidianos seja benigna, é importante investigar e avaliar se há risco de malignidade, para um tratamento precoce, evitando complicações.
Osteoporose
A osteoporose é uma doença de abrangência do endocrinologista, por estar frequentemente associada à alterações hormonais. A osteoporose é assintomática e muitas vezes o diagnóstico só é feito quando ocorre a primeira fratura. A prevenção pode ser realizada através de densitometria óssea, avaliação hormonal e dosagem de cálcio e vitamina D.
